Dicas para renovar a decoração do quarto sem gastar muito dinheiro!


quinta-feira, 19 de março de 2015

Nos últimos dias tenho ouvido algumas colegas falar sobre decoração, modificar os quartos, dinheiro para comprar as coisas que mais gostam, mas que é tão caro... Por isso lembrei-me, vou mostrar às minhas leitoras algumas dicas para renovarem os seus quartinhos sem gastar muito dinheiro!

1.    Dar uma nova cara às janelas
Assim como os tapetes, as cortinas ou persianas aquecem o ambiente além de controlar a luminosidade natural. As cortinas têm vários modelos: os modelos com duas camadas - forro com função blackout e superior esvoaçante, de tecido fino, que ajudam a impedir a entrada de luz excessiva no quarto; ou persianas - prefiram as feitas de tecido, pois são mais "quentes". Em qualquer dos casos, observem com cuidado a cor do material. Evitem as cores intensas quando a luz do sol bate, pois o quarto ganha o mesmo tom da cortina ou da persiana.
 2. Investir na iluminação
Instalar um candeeiro, trocar o abajur ou mesmo personalizá-lo são ideias rápidas e baratas que dão resultado imediato. Para além disso, uma boa iluminação ajuda a destacar um móvel, que antes passava despercebido.
Outra ideia, que também fica muito em conta, é utilizar luzes do tipo “pisca-pisca”, como as que decoram as árvores de Natal, para realçar alguma área, como a cabeceira da cama ou a moldura da janela. 


 3. Colocar prateleiras
As prateleiras fazem a função de móveis, mas mais baratos, versáteis e facilmente adaptáveis. São úteis para expor objetos de decoração e organizar itens pessoais, como livros e revistas. Se a ideia é usar prateleiras com peças decorativas, optem pelas versões de cores neutras, que deixam os objetos em destaque. Mas se a ideia é transformar a prateleira na “estrela” do quarto, invistam em cores fortes e contrastantes, como o rosa e o amarelo. Para acertarem na disposição dos móveis, pensem na composição geral do quarto, assim como na arrumação.
 4. Aplicar papel de parede ou tecidos
Papéis de parede, tecidos ou mesmo alguns adesivos pontuais tendem a criar mudanças de impacto no ambiente. Podem usá-los em apenas uma parede ou em todas. Nas lojas, há inúmeras opções de estampados, cores e estilos, mas é importante considerar alguns aspetos, como o tamanho do quarto e o efeito pretendido antes de escolher e comprar.
Estampagens com cores claras ajudam a "expandir" o quarto. As riscas, por sua vez, dão a sensação de um quarto mais alto. Um bom truque é revestir apenas a parede atrás da cabeceira, criando um painel e, consequentemente, destacando o móvel.

5. Decorar com quadros
Se pretendem fixá-los, a dica é montar uma composição antes. Recomendo marcar no chão as dimensões da parede com fita adesiva e fazer a disposição dos quadros no solo. Assim, fica mais fácil visualizar o resultado final. Para as molduras não serem monótonas, podem usar peças com molduras e dimensões diferentes.

 6. Reformar móveis
Cómodas, cabeceiras ou cadeiras podem ganhar vida depois de reformados. E, muitas vezes,  renovar apenas a pintura já é o suficiente. Se quiserem mudar radicalmente, também é possível trocar o tecido do estofo ou os puxadores do móvel por versões modernas, retrós, extravagantes ou coloridas. Outra ideia é revestir peças que tenham gavetas com tecidos ou papéis de parede, criando composições "patchwork". Vai parecer que compraram um móvel novo! Esta técnica também pode ser combinada com pintura: aplicam a tinta na parte externa e revestem os interiores das gavetas com tecido ou papéis adesivos.

Sem comentários:

Enviar um comentário